Olá meus amores sejam bem vindas de volta ao meu blogue. 
E para aqueles que juntam-se à nós pela primeira vez, sejam BEM VINDAS à família "DO MEU JEITINHO".
A pedido de uma das minhas subscritoras hoje vamos falar do cronograma capilar, o que é e como funciona.

CRONOGRAMA CAPILAR O QUE É?


O cronograma capilar, nada mais é do que um ciclo organizado de cuidados com o cabelo (todo tipo de cabelo seja ele liso, cacheado, crespo, com ou sem química),  criada para repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, melhorando assim o aspecto do fio. O principal factor que faz com que ele seja tão completo e dê resultados tão incríveis é por que ele contempla os 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso, para aderir ao cronograma você vai precisar investir um pouco mais de tempo e caso não tenha, em máscaras capilares adequadas a todas as etapas. Fique descansada que não vai precisar gastar muito $ pois existem receitas de máscaras capilares caseiras bastante eficaz. Mas se já tiver tudo em casa, perfeito,agora basta saber como inseri-las nessa nova programação.

CRONOGRAMA CAPILAR OFICIAL O QUE É E COMO FUNCIONA?


Se os seus cabelos estão danificados o ideal para começar é o cronograma oficial, porque é o mais completo. Quando notar que que o cabelo está mais saudável aí você pode montar um cronograma personalizado.
O cronograma oficial propõe mensalmente, 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Cada etapa é realizada em dias diferentes espaçadas por um intervalo de 48 horas.


É importante saber que por mais que o cronograma tenha 3 etapas, cada cabelo vai precisar focar em uma delas. E isso vai depender do seu tipo de cabelo, é claro.
Como saber em qual etapa do cronograma focar mais? Vai depender do estado em que o teu cabelo encontra-se. Se tens química nos fios, de qual química é essa, ou se não tem, se é liso, crespo, oleoso, ressecado, etc…

*Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação. A hidratação é a fase mais importante do cronograma. Ela é responsável pela reposição hídrica dos fios/repor a água dos fios, deixando-os mais macios e preparando-os para as demais etapas. 

*Nutrir o cabelo nada mais é do que alimentá-lo, deixar os fios mais fortes e resistentes Se o seu cabelo está com muito frizz e sem balanço, ele precisa de nutrição. A nutrição devolve aos fios os lipídios que perdemos naturalmente no dia a dia. Ela é a grande responsável por dar oleosidade aos cabelos. 

* A reconstrução é ideal para cabelos muito danificados pelos processos químicos, ela é responsável pela reposição proteíca dos fios. É uma fase reparadora e deve passar pelo seu cronograma no máximo 2 vezes. Ela vai repôr a massa que o fio perde quando sofre estas mudanças. Um cabelo que precisa de reconstrução é o mais fácil de perceber, fica poroso, elástico, quebradiço e extremamente frágil. Um cabelo natural não precisa de reconstrução com frequência.


Cada cabelo tem as suas necessidades logo cada um terá um cronograma capilar diferente.

Aqui vão algumas dicas para você começar o seu cronograma capilar, caso continue perdida. 

1º A primeira coisa é definir quantas vezes por semana você lavará o cabelo. 
2º Depois começa sempre por hidratar. "Mesmo que o meu cabelo esteja muito danificado pela química?" "Sim", se colocarmos massa em um cabelo fragilizado, ele vai quebrar.
3º Depois da hidratação vamos alimentar o cabelo com a nutrição 
4º e depois a reconstrução.
5º última dica e a mais importante. Os cuidados com os nossos fios também passam por aquilo que ingerimos. Experimente ingerir pelo menos 1.5 L de água por dia, ajuda no crescimento e hidratação do seu cabelo. A água hidrata o corpo e ajuda a regular o sistema circulatório que alimenta os folículos pilosos e estimula o crescimento do seu cabelo. 

É isso meninas, parece muita informação, mas com o tempo aprendemos a dar conta do que o nosso cabelo precisa. 
Nos próximos posts sobre cabelo vamos conhecer com mais detalhe, cada uma das necessidades do nosso cabelo, começando pela Hidratação. Até lá encontrarás mais artigos sobre cronograma capilar na minha página do facebook Do meu jeitinho ou no meu grupo «Crespa e amando Do meu jeitinho».

Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona e que consigam colocar em prática também!

Aquele beijo da Ira e até ao próximo post


Deixe um comentário