Olá meus amores. Hoje vim falar de cuidados a ter com a pele do rosto.

 Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, beber bastante água e ficar longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de dentro para fora. Mas independentemente do tipo de pele (seca, normal, oleosa, sensível...), seguir uma rotina de limpeza e hidratação também é indispensável para deixar a pele do rosto com um aspecto bonito e saudável. Adquirir este hábito desde cedo ajuda a minimizar os efeitos nocivos das agressões externas (raios solares, poluição etc)  e  evitar o envelhecimento acelerado. Para isso, alguns passos são necessários. Tente inserí-los no seu dia-a-dia. No início, poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo verás os resultados e tudo se tornará uma rotina comum.


CONHEÇA A SUA PELE
Fonte: www.saudebeleza.org
Para cuidar da pele e respeitar a sua natureza, recomenda-se que, em primeiro lugar, seleccione produtos adaptados ao seu tipo de pele. Uma pele seca não tem as mesmas necessidades de uma pele oleosa. Descubra se a sua pele é normal, seca, oleosa ou mista e escolha o que é recomendado especificamente para o teu tipo de pele. 

HIGIENE
O acumulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. 
Comece por retirar a maquilhagem, usando um demaquilhante adequado para o seu tipo de pele (maquilhagem à prova de água sai mais facilmente com produtos à base de óleo) e finalize com um sabonete.
O ideal é lavar o rosto, duas vezes ao dia. Uma vez pela manhã, para eliminar a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, para retirar poluição, impurezas e a maquilhagem. 
Utilize sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Se tiver alergias, pele oleosa ou alguma outra condição que precisa de tratamento especial, use um sabonete específico, de preferência sugerido pelo dermatologista.
Fonte: www.vcnaoestalouca.com

«Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente»

TÔNICO NÃO É LUXO
O tônico facial é utilizado para complementar a limpeza da pele, ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquilhagem que o sabonete possa ter deixado. Também têm a função de uniformizar a textura da pele, reduzir os poros, dar elasticidade e aumentar o tônus muscular da pele. 

«Tônicos podem ser usados para retirar a maquilhagem»

HIDRATAR É INDISPENSÁVEL
A derme é constituída por 70% de água e a epiderme por 15%. O uso adequado do hidratante faz a reposição da humidade da pele, elimina tensões e suaviza as rugas. Pessoas com pele oleosa devem preferir produtos oil free ou em gel, e quem tem a pele seca pode apostar em produtos mais hidratantes. 

CUIDADO COM O SOL!
Visto que o sol é um dos principais factores do envelhecimento precoce da pele, causando desde manchas à doenças mais sérias como o cancro da pele, recomenda-se o uso diário de filtro solar em qualquer estação do ano. 
Para os que trabalham no exterior (na rua), devem usar um bloqueador, com factor de protecção solar (FPS) acima de 30. Para quem passa mais tempo no interior/escritório, um FPS de 30 é suficiente. 
Aplique pela manhã, depois do hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a eficácia do produto.

«Filtro com cor ou BB Cream também são recomendados, desde que possuam o FPS adequado»

ESFOLIANTE, TODOS DEVEMOS USAR?
Esfoliar a pele uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evita a formação de espinhas e deixa a pele pronta para receber o tratamento adequado. Essa etapa é mais indicada para quem tem a pele oleosa e mista. Em peles normais, use com menos frequência e peles secas podem ressecar ainda mais com o uso constante do produto, por isso, quanto menos, melhor. 


«SEMPRE que fizer uma esfoliação, aplique imediatamente à seguir uma máscara facial»

MÁSCARAS FACIAIS
Finalmente para uma hidratação mais profunda, aplique uma mascara pelo menos uma vez por semana, após o esfoliante. Ajuda a equilibrar a oleosidade da pele e a manter-la com um aspecto saudável e bonito. No mercado ou com receitas caseiras , é possível obter produtos que promovem o fechamento dos poros na pele oleosa, e que aumentam a hidratação da pele seca, . Veja qual deles é o mais apropriado para o seu rosto e invista.

E vocês, qual o vosso jeitinho de cuidar da pele?

11 COMENTÁRIOS ❤

  1. Oi Oi ...Adorei o post!
    Muito informativo... eu já fumei e sou testemunha disso! Na adolescência tive acne e por e simplesmente não me preocupava com os cuidados com o meu rosto, até que comecei a me preocupar e hoje não me privo de uma boa rotina de cuidados com a minha pele!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de alguém como tu, que sei que trata tão bem da pele fico muito feliz em saber que gostaste. beijo amiga e obrigada pela força

      Eliminar
  2. Seu post é muito útil, devemos estar atento à nossa pele... E cuidar dela bem... Pois, temos muitos fatores que podem levar à problemas até mais sérios... Cuidar da pele não é luxo, ´é necessidade e por isso, não podemos deixar de fazê-lo. Adorei seu post! Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não é luxo mesmo. Na minha opinião fica até mais barato evitar problema de pele usando sabonete neutro e hidratante de supermecado, do que depois gastar uma fortuna em dermatologista e produtos de farmácia carissimos para combater a acne.
      Obrigada pela força um beijão

      Eliminar
  3. Eu vou confessar que não cuido muito da minha pele, só lavo com sabonete, passo um hidratante e pronto. É o básico mesmo, mas eu adorei as dicas, achei bem informativo.

    Beijos!!

    Camila Nasc | Books Click
    www.booksclick.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. higiene e hidratação já é óptimo. Use hidratante que já tenha factor de protecção solar e acho que terás cumprido com o mais importante.
      obrigada pela força um beijão

      Eliminar
  4. Vendo esse post pude perceber o quão relaxada eu to com a minha pele. Preciso voltar a cuidar urgente! Essas dicas me inspiraram. Obrigada flor <3

    ResponderEliminar
  5. Ah, quando eu vejo posts assim me bate uma bad por estar cuidando tão mal da minha pele. Cara, juro que vou tentar melhorar porque ninguém, absolutamente ninguém, merece ficar com o rosto envelhecido. Beijão!

    ResponderEliminar
  6. Eu amo posts assim que fala de pele, eu cuido bastante da minha pele. Mas tem dias que bate aquela preguiça, mais é muito importante ter todos esses cuidados. A única coisa que preciso mudar é começar começar beber bastante água, nessa parte tô bem em falta.

    Beijos
    Www.joyceneves.com

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Você tem algum tonico legal para indicar? Eu não costumo usar mascaras e essa dica da esfoliação uma vez por semana, eu não sabia. Seu post foi bem esclarecedor!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Que post maravilhoso. Eu amei as dicas, eu procuro sempre cuidar da minha pele. Eu amo usar argilas, e esfoliante. Minha pele fica parecendo bumbum de neném. Gostei muito do post!

    ResponderEliminar